A blogueira, o blog e umas dicas de uso do espaço


Sou Danielle. Dani para os (não necessariamente) íntimos. Estudante, professora, pesquisadora, blogueira, amante apaixonada de cinema – tudo isso junto e na mesma intensidade, ainda que com regularidade variada. Vivo em Valinhos, interior de São Paulo, mas moro mesmo nos meandros de filmes e livros (que me acompanham no laptop, no carro, na bolsa, na cabeça; irremediavelmente comigo uns e outros, seja nas horas de lazer, seja nas de trabalho). Entrei para a faculdade pensando em ser professora de português, mas o acaso me transformou em pesquisadora. Depois do curso de Letras, decidi estudar a relação entre a literatura e o teatro brasileiro do fim do século XIX; mais adiante, a relação entre a literatura e o cinema silencioso. Tenho 32 anos, um bocado a  aprender sobre isso tudo e uma curiosidade insaciável por estes e tantos outros assuntos.
O blog surgiu na época em que eu fazia mestrado, numa tentativa (um tanto quanto desesperada, devo dizer) de sair dos domínios da universidade e da pesquisa que eu desenvolvia e de pensar com um pouco mais de cuidado sobre o cinema, que eu amava desde menina. Comecei escrevendo dois parágrafos sobre o “Intermezzo” de 1936, filme que tornaria a Ingrid Bergman conhecida nos Estados Unidos, culminando na contratação da atriz pela RKO e, enfim, na sua instalação em Hollywood. Bergman me encantava na época, pois me abrira uma das principais portas do cinema clássico: a da obra de Hitchcock. 
“Filmes, filmes, filmes!” desde sempre desejou ser o espaço em que esta cinéfila inveterada dava suas impressões sobre os filmes que via, mais ou menos na ordem em que os via. O caminhar pelo cinema clássico e moderno, pelos filmes cult e populares, daqui e de fora, e também pela televisão, no fundo refletem meu processo de aprendizado sobre a arte. A alcunha "O filme que vi ontem" também deixava claro, desde o início, esse desejo de imediatismo. 
Com o passar do tempo, as resenhas ganharam comprimento (e, espero, densidade), e o espaço, uma organização mais clara. É, agora, atualizado com periodicidade (quase sempre) quinzenal. Abre-se aos comentários dos leitores, que passam, no entanto, por moderação. Mas a censura é leve: críticas, elogios e dicas são imoderadamente bem-vindos, uma vez que estejam assinados.